A impressionante e EXTRAVAGANTE CATEDRAL de São BASÍLIO em MOSCOU

A Catedral de São Basílio foi uma das catedrais mais impressionantes que eu já conheci. Ela é extraordinária. Sua imagem rapidamente me remeteu a um carrossel, colorido, balanceiro… Ela é sólida e ao mesmo tempo fluida. Cor e relevo. Sua estrutura é absurda! Maravilhosa! Singular! Extravagante!

Estar diante desta esplêndida e mui antiga igreja ortodoxa me posicionou na Rússia. Ali eu me senti definitivamente em Moscou.

Nós a visitamos em nosso segundo dia na cidade, após passarmos algumas horas mergulhados nos tesouros que o museu Armoury Chamber abriga.

A estrutura de São Basílio
Catedral de São Basílio
Catedral de São Basílio

A Catedral de São Basílio foi construída entre os anos de 1555 e 1561, substituindo uma igreja que existia nesse local. Seu nome oficial é Catedral da Intercessão. O arquiteto Posnik Yakolev ergueu oito igrejas na mesma fundação simetricamente ordenadas em torno da mais alta e central. Possui, portanto nove domos, sendo um no centro circundado pelos outros oito que variam em tamanho, cores, desenvoltura, forma e adornos.

São uma representação da Cidade de Deus revelada a São João, o Divino.

Reza a lenda, que atravessou os séculos e chegou aos nossos tempos, que o czar ficou tão apaixonado pela estonteante beleza e originalidade da Catedral de São Basílio que mandou cegar o arquiteto para que nenhum outro edifício tão notável como aquele fosse construído.

Ao que parece, esta é apenas uma lenda.

Já foi o prédio mais alto da cidade.

A igreja principal foi consagrada na Festa da Intercessão (festa que celebra a aparição da Virgem em Constantinopla), comemorada no mesmo dia em que Kazan foi capturado pelas tropas russas na luta contra os tártaros, daí seu nome oficial.

Ivan, o terrível
Catedral de São Basílio
Catedral de São Basílio

Ivan, o terrível ordenou a construção da Catedral de São Basílio para glorificar sua vitória sobre os tártaros, que constantemente perturbavam o território russo com suas incursões expansionistas.

Foi somente na terceira ofensiva, 4 anos após a primeira, que as tropas de Ivan IV conseguiram capturar o Kazan, que teve como consequência a anexação da bacia do Rio Volga aos territórios russos.

Ivan IV foi o primeiro czar – título adotado por ele mesmo, impondo respeito e autoridade aos líderes do ocidente. Ficou conhecido como “o terrível” por conta de sua trajetória de mortes, torturas e gênio irritadiço.

Inclui em sua lista de violência inclusive o assassinato, por acidente, de seu filho, durante uma ferrenha discussão entre ambos.

Afirmam alguns estudiosos, contudo, que ele reinou com sabedoria e eficiência, sendo considerado um dos grandes imperadores russos.

O nome São Basílio
Catedral de São Basílio
Catedral de São Basílio

O nome Catedral de São Basílio se deve a um dos mais populares santos russos, São Basílio, contemporâneo de Ivan IV. O santo, dizem, teria repreendido o czar por sua violência, especialmente contra pessoas inocentes.

Basílio (1468/69 – 1552/1559) era considerado yurodivy (louco por Cristo) – aquele que em nome de Cristo comete loucuras, aos olhos da sociedade, como andar nu ou com poucas roupas, dedicar-se a uma vida simplória, abrir mão de bens materiais em nome nos pobres…

São os chamados santos loucos. A Igreja Ortodoxa Russa reconhece 36 yurodivye, entre eles São Basílio que nasceu nos arredores de Moscou e foi enterrado ao lado da igreja que a catedral logo substituiu. Por esta razão seu nome se popularizou como Catedral de São Basílio.

Um mundo inteiro de detalhes
Catedral de São Basílio
Catedral de São Basílio e alguns de seus muitos detalhes

São tantos os detalhes que ornam a estrutura de São Basílio que Léo e eu esquecemos do tempo, perdidos em observação, girando em torno dela, buscando todos os ângulos possíveis, sem nunca nos cansarmos.

Recebemos pinceladas largas, larguíssimas de informações sensoriais por causa das características inusitadas desse conjunto arquitetônico. Meu olhar se prolongava, tentando absorver todas as minúcias daquele magnífico edifício. Em vão! Ele é superlativo demais para meus pobres olhos humanos.

Afirmo com muita convicção que a Catedral de São Basílio é um poema!

Rico interior

O interior da Catedral de São Basílio

Catedral de São Basílio
Catedral de São Basílio

A Catedral de São Basílio está aberta a visitação e o ingresso custa 250 rublos (cerca de 5 dólares).

Por dentro, São Basílio me decepcionou profundamente. Não que não carregue beleza em seus labirínticos corredores mergulhados na penumbra ou em suas paredes repletas de afrescos maravilhosos. Longe disso.

A decepção provém da incongruência entre exterior e interior. A parte interna da catedral não conseguiu acompanhar todo o esplendor de seu exterior. A estrutura externa da igreja é tão fascinante e arrebatadora que sombreia e empalidece seus recantos internos.

Ainda assim, se conseguirmos nos desvincular de todo o êxtase causado por sua fachada, descobriremos um rico mundo interior.

Momento mágico vivido no interior da Catedral de São Basílio
Catedral de São Basílio

Levamos 1 hora dentro da catedral que possui formato absolutamente incomum e talvez esse seja seu maior e mais atraente atributo e por isso recomendo fortemente a visita.

Uma escadaria nos leva ao segundo piso e qual não foi a minha deliciada surpresa quando em um dos ambientes nos deparamos com um coro formado exclusivamente por homens que presentearam os visitantes com alguns minutos de música, à capela.

Foi extraordinário e emocionante.

O açougueiro e o príncipe
Catedral de São Basílio
O açougueiro e o príncipe

Em frente a Catedral de São Basílio há uma escultura que representa o açougueiro e o príncipe, dois personagens ilustres na história da Rússia, importantes na vitória do país na Guerra da Polônia. A escultura é toda feita em bronze.

Quer saber um pouco mais sobre a história deste açougueiro e do príncipe?! (Eu acho que vale à pena!) Então clique no link bem aqui abaixo: O açougueiro e o mendigo

+ O açougueiro e o príncipe: personagens da Rússia

Endereço: Praça Vermelha

Horário de funcionamento

Abre diariamente: Inverno: das 11h às 17h. Verão: das 10h às 19h

Bilhetes

Adultos: 250 rublos; crianças: 50 rublos. Há também descontos para aposentados. Grátis no último domingo de cada mês para estudantes e grandes famílias.

Vamos viajar mais um bocadinho?!

Se você, meu caro viajante, gosta de visitar templos religiosos, eu o convido a passear comigo. Para tanto, basta clicar no link bem aqui abaixo para conhecer alguns outros maravilhosos templos de diversas religiões, espalhados por esta mundão tão diverso! Templos religiosos

+ Templos Religiosos pelo mundo

Venha também espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais.

Siga o Espiando pelo Mundo: Facebook, Instagram, Twitter e Google+

A #Catedral de São Basílio em #Moscou é uma das igrejas mais bonitas do mundo. De formato incomum ela surpreende! #viajante #viajar #pelomundo #viagemestadão A #Catedral de São Basílio em #Moscou é uma das igrejas mais bonitas do mundo. De formato incomum ela surpreende! #viajante #viajar #pelomundo #viagemestadão

Clicando em qualquer uma das duas imagens logo aqui acima Cais da Ilha de Genebraa extraordinária Catedral de São Basílio ficará guardada em seu perfil no Pinterest. 🙂

Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.

A Catedral de São Basílio em Moscou
Se você, meu caro viajante, gostou de conhecer a Catedral de São Basílio em Moscou, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam também! 🙂