HISTORIA DANÇA DE SALÃO NO BRASIL

Entender sobre o processo de chegada e disseminação da Dança de Salão no Brasil é entender sobre história e mergulhar na cultura de nosso país.

Hoje falaremos um pouco mais sobre o percurso histórico da dança de salão no Brasil, desde sua possível chegada com os portugueses, até sua hegemonia no início do século passado.

Quais são suas ramificações e o que a faz ser tão elogiada no mundo todo? Vale ressaltar que a dança de salão no Brasil e no mundo é aquela em que duas pessoas estão juntas trocando passos sincronizados.

Portanto, caso queira saber quando e como a Dança de Salão do Brasil chegou e fez história, acompanhe-nos até o final do conteúdo e deixe um comentário.

Sem maiores delongas, vamos lá. Leia conosco!

História da Dança de Salão

História da Dança de Salão
História da Dança de Salão

Como mencionamos logo acima na introdução, é considerada como dança de salão toda a dança que se confere a duas pessoas juntas trocando passos.

Portanto, todo passo que você troca, trocou ou vai trocar com seu par em alguma festa um dia, pode ser então considerada uma dança de salão.

Apesar de hoje ser algo normal, ao menos pra nós, a história da dança de salão se iniciou com segregação, como tudo no restante da história da humanidade.

Então, desde o século XIV a mesma já era presente no cotidiano das pessoas, mas somente entre os nobres, por isso mencionamos a segregação.

A dança foi se popularizar realmente no século XIX, com influência depois de 200 anos do forte período do renascimento que se deu durante os anos de 1300 a 1600.

Dessa forma, a sua popularização fez com que ela se ramificasse em diversas formas, de acordo com a região em que as pessoas moravam, criando passos e estilos de dança diferentes.

Até então, chegar no Brasil. Veja conosco quando e como a dança de salão chegou ao Brasil.

Quando e Como a Dança de Salão Chegou ao Brasil?

Chegada no Brasil
Chegada no Brasil

Bom, como mencionamos, o século XIX foi movimentado na Europa, gerando diversas formas de que a dança a dois fossem executadas.

E também formas diferentes de quando e como a dança de salão chegou ao Brasil.

A história da dança de salão no Brasil é um pouco confusa, alguns especialistas dizem que ela veio desde a chegada dos portugueses na Bahia.

A popularização da dança de salão aconteceu em 1914, apesar que outros entendem que a dança de salão chegou junto dos portugueses.

O ano de 1914 foi um dos marcos para a dança de salão do Brasil, assim é importante para entender a historia e seus momentos.

As duas primeiras danças de salão introduzidas aqui no Brasil que obtiveram muito sucesso e apelo nacional, foram a valsa e a mazurca.

Mas, hoje já temos outros ritmos muito presentes, abaixo separamos uma pequena lista com os ritmos mais famosos desse tipo de dança aqui no Brasil.

Veja:

  • Bolero;
  • Forró;
  • Lambada e Lamba-Zouk;
  • Salsa;
  • Sambas: de gafieira, rock e funkeado;
  • Soltinho;
  • Tango;
  • Maxixe;
  • Vanera;
  • e Zouk Brasileiro.

Portanto, apesar de muitos dizerem que foram os portugueses que trouxeram a dança de salão para o Brasil, é notável a grande miscigenação dançarina que possuímos nos salões.

Muitos desses movimentos de dança vieram de países vizinhos que sofreram com colonizações espanholas e até mesmo caribenhas.

A Organização das Danças de Salão no Brasil

Samba brasileiro
Samba brasileiro

Existem organizações específicas separadas em duas partes, apesar disso, existem diversas modalidades.

Como a dança de salão chegou no Brasil? Antes disso, é preciso dividir em partes toda a historia.

Através das separações conseguimos ver alguns dos principais influenciadores que trouxeram a dança até nosso país. A riqueza de ritmos fez com que as danças de salão fossem classificadas como latinas ou clássicas.

Veja abaixo:

Danças de Salão Latinas:

  • Cha-cha-cha: com intrínseca ligação do mambo, a origem do cha-cha-cha é Rumba. Surgiu em Cuba;
  • Merengue: original da república Dominicana;
  • Paso-doble: e muito semelhante com o One-Step, originalmente na Espanha;
  • Rumba: levada pelos escravos contrabandeados para Cuba;
  • Samba: originariamente cidade do Rio de Janeiro, embasado em batuques africanos, influenciado por ritmos como umbigadas (semba), lundu e pernadas de capoeira.

Danças de Salão Clássicas:

  • Quickstep: origem nos Estados Unidos, baseado em Foxtrot. É dançada com rapidez maior que o Slow Fox é mais fácil também;
  • Slow Fox: originalmente na cidade de Nova York, com base em outro ritmo, o Foxtrot. É considerada uma das danças mais difíceis;
  • Tango: surgiu nos bordeis da Argentina;
  • Valsa Inglesa: sendo mais lenta que a valsa vienense;
  • Valsa Vienense: surgiu na Áustria.

Então, podemos notar que a diversificação entre os estilos de dança envolvem praticamente todos os continentes, dada quantia de miscigenação cultural que nosso país recebeu.

Dessa forma, dificulta ainda mais o processo de sabermos quando e como a dança de salão chegou ao Brasil, fazendo com que admiremos ela ainda mais.

E então, o que achou de conhecer melhor a trajetória da dança de salão aqui no Brasil? Sabia que existia tantos estilos? É um apaixonado por música e dança? Conte a nós, comente abaixo!