Quem Foi Robert Kardashian?
Robert Kardashian foi um advogado que ajudou a defender O.J. Simpson durante seu julgamento em 1995 pelos assassinatos de Nicole Brown Simpson e Ron Goldman.
Fatos Rápidos
- Nome Completo: Robert George Kardashian
- Nascimento: 22 de fevereiro de 1944
- Local de Nascimento: Los Angeles, CA
- Morte: 30 de setembro de 2003
- Cônjuges: Ellen Pierson (m. 2003–2003), Jan Ashley (m. 1998–1999), Kris Jenner (m. 1978–1991)
- Filhos: Rob Kardashian, Kim Kardashian, Khloé Kardashian, Kourtney Kardashian
Início da Vida e Família
Nascido em 22 de fevereiro de 1944, Robert Kardashian era filho de pais armênio-americanos que tinham uma empresa de empacotamento de carnes bem-sucedida. Kardashian cresceu em Los Angeles, onde frequentou a Dorsey High School. Ele obteve um diploma em administração de empresas pela Universidade do Sul da Califórnia em 1966 e, posteriormente, um diploma de direito pela Universidade de San Diego.
Durante quase uma década, Kardashian trabalhou como advogado antes de mudar seu foco para negócios. Em 1973, junto com seu irmão e outro investidor, ele fundou a Radio & Records, uma publicação comercial. Nesse período, ele conheceu e fez amizade com a estrela do futebol americano O.J. Simpson. Os dois iniciaram uma loja de iogurte congelado e mais tarde uma empresa de vídeos musicais juntos. Suas famílias também eram próximas. Kardashian casou-se com sua primeira esposa, Kris, em 1978, e o casal teve sua primeira filha, Kourtney, em 1979, seguida por Kimberly em 1980. A família Kardashian passava tempo com Simpson e sua então namorada Nicole Brown, que se casaram em 1985. A família Kardashian cresceu para incluir Khloe e Robert Jr.
Advogado de O.J. Simpson
Kardashian provou ser um amigo leal a Simpson em 1994, após o assassinato de sua ex-esposa e de seu amigo Ron Goldman. Ele esteve ao lado de Simpson nos dias seguintes aos assassinatos, deixando-o ficar em sua casa. Kardashian também foi visto levando uma peça de bagagem Louis Vuitton da casa de Simpson que alguns acreditam que poderia conter evidências cruciais contra Simpson. Ele foi lançado ao centro das atenções nacionais depois que Simpson se recusou a se entregar à polícia, optando por fugir com um amigo. Kardashian leu uma carta de Simpson, que muitos interpretaram como uma nota de suicídio, durante uma coletiva de imprensa realizada pelo advogado Robert Shapiro, que representava Simpson.
Simpson foi capturado após uma perseguição policial televisionada e eventualmente levado a julgamento em 1995 pelos dois assassinatos. Kardashian, então um empresário em tempo integral, teve suas credenciais legais restabelecidas para se tornar membro da “Dream Team” de advogados de Simpson, que incluía também Shapiro, Johnnie Cochran e F. Lee Bailey. Ele e o resto dos advogados de Simpson enfrentaram os promotores Marcia Clark e Christopher Darden durante o longo julgamento. Mês após mês, Kardashian foi um suporte constante para Simpson. O júri absolveu Simpson das acusações de assassinato em outubro daquele ano.
Vida Após o Julgamento de O.J.
A ligação estreita entre Kardashian e Simpson eventualmente se desgastou. Em 1996, Kardashian disse à ABC News que tinha dúvidas sobre a inocência de Simpson. Ele afirmou que “A evidência de sangue é o maior espinho no meu lado; isso me causa os maiores problemas. Então eu luto com a evidência de sangue.” Kardashian também foi entrevistado pelo autor Larry Schiller para seu livro “American Tragedy”, que examinou o julgamento de Simpson e sua equipe de defesa.
Divorciado de sua esposa Kris em 1991, Kardashian casou-se mais duas vezes. Ele e sua terceira esposa, Ellen Pierson, se casaram em 2003, pouco depois de Kardashian ser diagnosticado com câncer de esôfago. Kardashian morreu apenas semanas depois, em 30 de setembro de 2003, em sua casa em Los Angeles. Ele tinha 59 anos.
Em 2016, a série de televisão “American Crime Story: People v. O.J. Simpson” estreou. David Schwimmer interpretou Kardashian no programa, que explora o julgamento em detalhes.