Mestre MZ (Mastermz) foi um gravador ativo no sul da Alemanha, especificamente na Baviera, por volta de 1500. Ele é conhecido por ter assinado suas 22 gravuras com seu monograma “MZ”, sendo que seis delas são datadas, todas de 1500, 1501 ou 1503. Acredita-se que ele tenha trabalhado em Munique, e em 1500 parece ter estado ligado à corte de Alberto IV, duque da Baviera. Embora haja argumentos complicados e inconclusivos sobre sua identidade, sabe-se que ele deixou um legado valioso na história da gravura alemã.
O estilo de Mestre MZ é caracterizado por um desenho bastante fraco de figuras e perspectiva instável, mas com um “trabalho de buril delicado e espontâneo”, e um grande interesse em efeitos de luz. Embora algumas de suas impressões sejam de temas religiosos convencionais, muitas mostram composições seculares originais e todas mostram uma “visão artística” individual. Tecnicamente, seu estilo imitou as primeiras gravuras de Albrecht Dürer, mas sem igualar sua qualidade. Ele talvez tenha desistido da luta desigual, já que seu período de gravura foi breve, e ocorreu quando as gravuras de Dürer já estavam levando a gravura alemã a novos patamares.
Embora seu legado artístico tenha sido breve, Mestre MZ deixou um conjunto de 22 gravuras, das quais pelo menos setenta exemplos do Grande Baile são conhecidos. A contagem de 22 gravuras não inclui um conjunto de 13 ilustrações de livros gravados para o Ars Moriendi. Seus súditos são divididos igualmente entre os religiosos e os seculares, sendo os primeiros em sua maioria santos e não incluindo imagens do Cristo adulto. Os nove santos incluem quatro martírios, quatro figuras em pé e São Jorge derrotando o dragão.
As gravuras mais populares de Mestre MZ são todas seculares, incluindo O Abraço e as duas grandes imagens da vida na corte, O Torneio e O Grande Baile, que são datados. A impressão The Embrace, a única que ele datou em 1503, mostra um domínio crescente do meio, sugerindo que foi sua última impressão. A maioria das impressões tem planos de fundo detalhados, sejam paisagens, interiores de salas ou paisagens urbanas nas duas grandes impressões da corte. Tais efeitos são frequentemente explorados para fins artísticos, e sua abordagem muito relaxada da escala relativa e da perspectiva gráfica é evidente em várias de suas gravuras.
Mestre MZ deixou um legado artístico único na história da gravura alemã, com um estilo que imitou as primeiras gravuras de Albrecht Dürer, mas sem igualar sua qualidade. Sua habilidade técnica é inegável, e sua visão artística individual prenuncia desenvolvimentos de outros artistas ao longo do século XVI.