LAVINIA FONTANA foi uma grande estudiosa da arte e começou a estudar desenho aos cinco anos, Lavinia nasceu em 1552, em Bologna, no norte da Itália. Ela foi instrutora de sua própria irmã Isabella, que também era pintora, e a influência desta companhia foi benéfica para o trabalho de Lavinia.
Apesar de muitas mulheres terem se tornado grandes artistas ao longo dos séculos, ainda existem poucas que são reconhecidas internacionalmente. Uma exceção a isso é a artista italiana Lavinia Fontana, que é amplamente reconhecida como uma das principais mulheres pintoras desse país.
Ao longo da carreira de Lavinia Fontana, ela tornou-se um artista muito bem-sucedido. Ela era muito popular em sua cidade natal e em outros lugares da Itália. Ela foi a primeira mulher a receber uma pensão oficial da Igreja Católica e também a primeira mulher a entrar para a Academia de Arte de Bologna, em 1577.
Durante sua carreira, ela produziu cerca de cem obras de arte, incluindo muitos retratos de religiosos, membros de alto escalão e cidadãos comuns. O estilo de trabalho de Lavinia Fontana foi moderno e realista – ela foi muito meticulosa em suas obras e usou cores vivas e profundas para dar um sentimento de vibração às suas telas.
Além de seus retratos, Lavinia Fontana também era conhecida por suas pinturas de alegorias e temas religiosos. Um de seus trabalhos mais conhecidos é uma versão daquelas famosas pinturas da “Última Ceia” que foram feitas a partir do quadro original do renascentista italiano, Leonardo da Vinci.
A grande aceitação de Lavinia Fontana foi um estímulo para outras mulheres que desejavam seguir a sua carreira. Ela abriu um estúdio de pintura em Bologna e ensinou muitas outras mulheres a pintar. Ela é considerada como uma das mulheres pioneiras da arte na Itália e foi o primeiro exemplo de que as mulheres têm o mesmo talento, habilidades e direitos que os homens têm.
Lavinia Fontana morreu em 1614, mas sua obra continua a influenciar artistas de todo o mundo. Ela serviu de inspiração para muitas mulheres pintoras que tiveram sucesso internacional, incluindo a artista italiana Artemisia Gentileschi e a brasileira Candido Portinari.
Em conclusão, Lavinia Fontana foi uma artista pioneira e bem-sucedida que mudou o curso da história da arte na Itália. Ela inspirou outras mulheres artistas a produzirem trabalhos de qualidade e ela é lembrada como a primeira mulher pintora a receber uma pensão oficial da Igreja Católica. O legado de Lavinia Fontana viverá para sempre e ela continuará a ser um exemplo de habilidade artística para muitos artistas.