Honoré de Balzac (1799-1850) foi um escritor francês de renome mundial, considerado um dos principais expoentes do realismo e da literatura romântica francesa do século XIX. Seus romances e contos, famosos por sua profunda compreensão dos meandros psicológicos humanos, são amplamente reconhecidos como obras-primas da literatura universal.
Nascido em Tours, Balzac era o filho único de um comerciante de vinhos e de uma mãe de origem aristocrática. Durante sua infância, Balzac demonstrou interesse por literatura, línguas estrangeiras e artes. Ele passou seus anos de escola tentando escrever romances, contos e peças de teatro.
Após deixar a escola, Balzac foi para a cidade de Paris em busca de um emprego estável. Ele trabalhou em várias empresas, mas não conseguiu uma posição permanente. Em meio às dificuldades econômicas, Balzac começou a escrever para revistas e jornais. Em 1829, ele publicou seu primeiro romance, intitulado “Le Père Goriot”, que foi um grande sucesso comercial e crítico.
A partir daí, Balzac passou a dedicar-se exclusivamente à literatura. Ele escreveu mais de 90 romances, contos e peças de teatro, incluindo a célebre e monumental série “A Comédia Humana”, que abrangeu quase toda a história social da França durante o século XIX. Alguns de seus trabalhos mais conhecidos são “Le Père Goriot”, “Eugenie Grandet”, “Le Cousin Pons” e “La Cousine Bette”.
Suas obras são marcadas pela profunda compreensão dos meandros psicológicos humanos, retratando personagens complexos, em situações sociais e emocionais complexas. Ele também foi um precursor da teoria da psicanálise, pois muitas de suas obras se concentram na análise das motivações e desejos inconscientes dos personagens.
Balzac também foi um grande defensor da liberdade de expressão e da democracia. Ele publicou numerosos ensaios políticos e artigos de jornal em defesa das liberdades civis da França.
Balzac faleceu em 1850 aos 51 anos de idade, após sofrer diversas complicações de saúde. Suas obras são consideradas obras-primas da literatura mundial e seu legado literário continua a influenciar inúmeros escritores até os dias de hoje. Balzac é lembrado como um dos maiores escritores franceses de todos os tempos, tendo influenciado profundamente a literatura moderna.
Livros de Balzac Escritor francês
– Le Père Goriot (1835)
– Eugenie Grandet (1834)
– Le Cousin Pons (1847)
– La Cousine Bette (1848)
– La Rabouilleuse (1842)
– La Duchesse de Langeais (1834)
– La Femme de Trente Ans (1830)
– Une Ténébreuse Affaire (1841)
– Illusions Perdues (1837-1843)
– Splendeurs et Misères des Courtisanes (1847-1849)