Camilo Pessanha foi um poeta português, nascido em 1867, em Lisboa. Ele foi um dos mais importantes poetas da Geração de Orpheu, que incluía escritores como Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro e Almada Negreiros. Pessanha foi também um importante tradutor e crítico literário.
Pessanha foi criado na família de um funcionário do Ministério das Obras Públicas, e recebeu uma boa educação. Em 1884, ele ingressou na Escola Normal, onde se especializou na língua e literatura portuguesas. Após se formar, ele foi nomeado professor de português em várias escolas de Lisboa.
Em 1898, Pessanha foi nomeado professor de língua portuguesa na Escola de Belas Artes de Lisboa e tornou-se amigo de escritores, artistas e intelectuais como Fernando Pessoa, Almada Negreiros e Mário de Sá-Carneiro. Durante esse período, ele também começou a escrever poesias e contos para revistas de literatura.
Em 1904, Pessanha publicou seu primeiro livro de poesia, Canções, que foi amplamente elogiado pela crítica. Seu segundo livro, Odes Modernas, foi publicado em 1910 e também foi muito bem recebido. Em 1915, ele publicou seu terceiro livro de poesia, Novos Versos, que foi considerado como o seu melhor trabalho.
Além de escrever poesias, Pessanha também foi um importante tradutor e crítico literário. Ele traduziu obras como A Divina Comédia, de Dante, e O Banquete, de Platão, para o português. Ele também escreveu críticas literárias para várias publicações, incluindo a revista A Águia.
Pessanha morreu em 1918, aos 51 anos de idade, devido a complicações relacionadas à tuberculose. Após sua morte, seus escritos foram amplamente divulgados e tiveram um grande impacto na literatura portuguesa. Até hoje, a obra de Pessanha é amplamente estudada e admirada por leitores e críticos literários.
Livros de Camilo Pessanha Poeta português
1. Canções (1904)
2. Odes Modernas (1910)
3. Novos Versos (1915)
4. Versos e Prosa (1919)
5. Cantares de Natal (1928)
6. Poesia e Prosa (1953)
7. Poesia Completa (1958)
8. Obras Completas (1973)
9. Novos Cantares de Natal (1977)
10. Obras Completas Volume II (1984)