Curiosidades sobre o Naruto

Naruto é uma série de mangá japonesa criada por Masashi Kishimoto e publicada pela editora Shueisha desde 1999. A série retrata a vida de Naruto Uzumaki, um jovem ninja que tem como objetivo se tornar Hokage, o líder máximo da aldeia de Konoha. Como resultado, Naruto se tornou uma das franquias de maior sucesso do Japão, e sua popularidade se espalhou para outros países, incluindo o Brasil. Se você é fã de Naruto e está interessado em saber mais sobre essa franquia, este artigo é para você. Aqui, reunimos algumas curiosidades interessantes sobre o Naruto que você provavelmente não sabia.

gravure-naruto-happy-ninja-kawaii | Free SVG

Pontos:

  1. O nome “Naruto” vem do nome de um prato japonês (fonte da info). O nome do prato é “Naruto maki”, que é um tipo de sushi com recheio de carne de salmão e alga marinha.
  2. O personagem principal, Naruto Uzumaki, foi inspirado em um personagem famoso do Japão chamado “Namikaze Minato”. Minato era o quinto Hokage de Konoha e era conhecido por sua habilidade com ninjutsu.
  3. A arte do mangá foi desenvolvida por Masashi Kishimoto durante seu tempo na faculdade. Ele usou a técnica chamada “Tekkadan” para criar os personagens e as cenas da série.
  4. O primeiro episódio foi ao ar em 2002 e a série foi exibida em mais de 80 países ao redor do mundo. Desde então, foi lançado inúmeros filmes, jogos e séries animadas baseados na franquia.
  5. Embora a série seja focada principalmente na vida do Naruto, ela também inclui outros personagens importantes como Sasuke Uchiha, Sakura Haruno e Kakashi Hatake. Os personagens foram desenvolvidos para refletir diferentes aspectos da cultura japonesa como o Bushido (código dos samurais) e os valores nipônicos tradicionais.
  6. O mangá foi bem recebido no Japão e conquistou inúmeros prêmios, incluindo o Prêmio Shogakukan de Melhor Mangá em 2003 e o Prêmio Kodansha de Melhor Mangá em 2005. 
  7. Alguns dos principais temas abordados na série incluem amizade, lealdade, superação de desafios e auto-desenvolvimento. Esses temas foram utilizados para ensinar lições importantes sobre a vida para os jovens leitores da série. 
  8. Naruto possui algumas técnicas únicas de ninjutsu que foram criadas especificamente para ele na série, incluindo o Rasengan (uma bola de energia concentrada) e o Kage Bunshin no Jutsu (uma técnica que permite criar clones). 
  9. A franquia Naruto também foi adaptada em vários jogos para diversas plataformas como PlayStation 2, Xbox 360 e Nintendo DS. Esses jogos permitem que os jogadores explorem o mundo de Naruto através dos olhos dos personagens principais enquanto lutam contra inimigos poderosos usando as técnicas do ninjutsu da série original. 
  10. Alguns dos personagens principais da série possuem habilidades únicas que são conhecidas como “Kekkei Genkai” ou “Habilidades Herdadas” que lhes permitem realizar feitos incríveis com a força do chakra (energia interna). 

gravure-naruto-it-s-ok-japan-fan-art | Free SVG

Contra-Pontos: 

  1. Embora Naruto seja uma das franquias mais conhecidas no Japão, ela não é tão popular nos Estados Unidos quanto outras franquias como Pokémon ou Dragon Ball Z devido à diferença cultural entre os dois países. 
  2. A maioria dos personagens principais da série possui características estereotipadas que podem ser consideradas ofensivas por alguns grupos culturais devido à forma como esses estereótipos são retratados na série original (por exemplo: Sasuke é retratado como um rebelde introspectivo; Sakura é retratada como uma garota fraca). 
  3. O mangá original foi adaptado para uma série animada que foi exibida entre 2002-2007 no Japão e nos Estados Unidos entre 2005-2009. A versão americana da série foi extremamente editada para aderir às restrições impostas pelas leis norte-americanas, resultando em uma versão muito diferente da original japonesa que não foi bem recebida pelos fãs da franquia original devido às alterações drásticas feitas na trama original e nos personagens principais da série original. 
  4. Embora a maioria dos personagens principais tenha habilidades únicas relacionadas à ninjutsu, nem todos os personagens possuem habilidades especiais devido à limitação imposta pelo autor para manter a equipe balanceada durante as lutas (por exemplo: Naruto possui habilidades de ninjutsu; enquanto isso, Sakura não possui qualquer tipo de habilidades especiais). 
  5. Os filmes baseados na franquia Naruto também foram mal recebidos pelos fãs devido à falta de profundidade na trama e no desenvolvimento dos personagens principais da série original (por exemplo: The Last: Naruto the Movie foi mal recebido pelos fãs devido à sua falta de profundidade). 
  6. Os jogos baseados na franquia também foram mal recebidos pelos fãs devido à falta de conteúdo significativo (por exemplo: Ultimate Ninja Storm 2 foi mal recebido pelos fãs devido à sua repetitividade). 
  7. Embora existam inúmeras adaptações da franquia nos Estados Unidos (incluindo filmes, jogos e anime), elas não conseguiram atingir o mesmo sucesso que a versão original japonesa devido à diferença cultural entre os dois países (por exemplo: The Last: Naruto the Movie foi bem recebido no Japão mas mal recebido nos Estados Unidos). 
  8. A trama original do mangá também foi criticada por alguns grupos por tratar assuntos controversos com simplicidade demais (por exemplo: certas partes da trama foram criticadas por abordar assuntos como a morte e a guerra sem profundidade suficiente). 
  9. Apesar dos temas positivos abordados na série original (como amizade, lealdade etc.), alguns críticos argumentaram que esses temas foram abordados superficialmente demais na versão americana da série devido à edição drástica feita pela versão americana da série animada para aderir às restrições impostas pelas leis norte-americanas (por exemplo: certas partes da trama foram consideradas superficiais demais por não abordarem os tempos profundamente o suficiente). 
  10. Por último, alguns críticos argumentaram que a franquia Naruto tende a ser bastante violenta em certas partes (por exemplo: algumas lutas entre os personagens principais podem ser bastante violentas). Esses críticos argumentaram que isso pode ser prejudicial para as crianças mais jovens que assistem às adaptações americanas da franquia Naruto devido à edição drástica feita pela versão americana da série animada para aderir às restrições impostas pelas leis norte-americanas (por exemplo: certas partes dessas lutas foram excluídas nas versões americanas da série animada).