Pizza e café no Black Bar. Almoço deliciosamente italiano. Na sequência, fomos visitar o Batistério de São João Batista, usando o mesmo bilhete que utilizamos para subir até a Cúpula de Brunelleschi e passear pelas Ruínas de Santa Reparata.
Todas estas estruturas não são apenas interessantes, mas antes de tudo elas são contadoras de histórias. Histórias estas de outro tempo, outra época, que não vimos e nem vivemos. Então, parei para ouvir e ver o que eles tinham a dizer e gostei de tudo o que aprendi e descobri.
Veja como comprar os bilhetes de acesso:
+ Bilhetes
Os portões do Batistério
Batistério
Batistério de São João Batista
Batistério
Portão sul que conta a história de São João Batista
O Batistério, um dos mais antigos prédios de Florença, cuja construção talvez date lá do século IV. É uma bonita estrutura octogonal de mármore verde e branco que junto com a Catedral de Santa Maria del Fiori e o Campanário formam o Complexo do Duomo.
Ele possui três conjuntos de portões: leste, norte e sul e é dedicado a São João Batista.
Cada portão representa um momento da Bíblia: histórias do Antigo Testamento (Porta Leste), as histórias de São João Batista (Porta Sul) e o Novo Testamento (Porta Norte).
Lorenzo Ghiberti ganhou um concurso público, no início do século XV, promovido pela cidade. Ele terminou empatado com Filippo Brunelleschi, que não aceitou trabalhar com ninguém. O artista levou 21 anos trabalhando nos portões do norte.
Após a sua conclusão, recebeu a encomenda dos portões do leste, que são formados por dez painéis em relevo mostrando cenas bíblicas como Abraão e o sacrífico de Isaac, enfatizando o ato de sacrifico e apelidado por Michelangelo de Portões do Paraíso.
Os portões verdadeiros estão no Museo dell`Opera del Duomo, no batistério, réplicas.
O magnífico interior do Batistério de São João Batista
Batistério
Recorte do Batistério
Batistério
Os detalhes do Batistério
Batistério
O altar
Batistério
Piso geométrico
Batistério
Pia Batismal
Batistério
Não há como não admirar
Não havia fila para entrar no Batistério, o trânsito de pessoas fluía, o que logicamente achei ótimo. Dentro estava cheio, mas não lotado. O lugar é pequeno e glorioso. Absolutamente espetacular!
Quiçá esta tenha sido a construção com o interior mais bonito que eu tenha visitado em Florença, talvez por conta de sua estética diferenciada, com seus arcos, pisos com geometrias diversas e um lindo mosaico na abóbada representando o Juízo Final.
Ele tem um ar gasto, usado, mas longe de ser decadente, pelo contrário suas cores me remeteram a nobreza, requinte, sofisticação, com um pezinho no exagero, mas que não comprometeu em nada a beleza do lugar. Até a pouca luz confere harmonia ao Batistério.
Dante Alighieri e muitos membros da importante família Médici foram batizados aqui.
Beleza extraordinário que enleva a alma
Batistério
Mosaico representando o Juízo Final
Batistério
Jesus Cristo
Batistério
Anjos e o Inferno
Batistério
Arcanjos e a expulsão de Adão e Eva do Paraíso
Um dos elementos que mais me chamou a atenção foi o mosaico em seus tons de dourado, octogonal, seguindo uma hierarquia onde o inferno está na base da estrutura. Arte do século XIII, teria inspirado o Inferno de Dante, da extraordinária Divina Comédia.
O mosaico representa os anjos e arcanjos, as histórias das Gênesis, a história de José, da Virgem Maria e de Jesus, além da história de São João Batista e o Juízo Final com as recompensas dos bem aventurados e os castigos dos condenados.
Dá para sentar em um dos bancos colocados em frente ao altar e se deixar viajar por estas histórias, contadas através de imagens tão vivas.
Deixando o Batistério para a movimentação das ruas florentinas
As pessoas, os prédios e a cidade
Florença movimentada no Sábado à tarde
Quando deixamos o Batistério, Florença estava ainda mais movimentada. Era sábado à tarde e muitos turistas e famílias florentinas passeavam pelo centro da cidade, bebendo café, tomando sorvete, jogando conversa fora.
Já nós, Leo e eu, caminhamos para o Museo dell´Opera del Duomo, para nos deliciarmos com mais obras de arte dos mestres que habitaram este planeta e o encheram de beleza para nós.
Quer saber onde encontrar outro lugar espetacular em Florença?! Então clica no link bem aqui abaixo!Cais da Ilha de Genebra
A Galleria degli Uffizi
Venha espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais.
Siga o Espiando pelo Mundo: Facebook, Instagram e Twitter e Trip Advisor
O Batistério de São João Batista é uma das estruturas mais bonitas de Florença
Clicando na imagem logo aqui acima Cais da Ilha de Genebra O Batistério de São João Batista em Florença ficará guardado em seu perfil no Pinterest. 🙂
Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.
O Batistério de São João Batista em Florença, Itália
Se você, meu caro viajante, gostou de conhecer o batistério de São João Batista na cidade de Florença, Itália, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam também! 🙂