Biografias Campos Sales
Nome: Manuel Ferraz de Campos Sales
Local e ano do nascimento: Campinas – SP, 1841
Local e ano do falecimento: Santos – SP, 1913
Assim como Prudente de Morais, Campos Sales também se formou na Faculdade de Direito de São Paulo em 1863. Em 1867, elegeu-se deputado provincial pelo Partido Liberal.
Em 1873, participou da Convenção de Itu, fundando o Partido Republicano Paulista (PRP). Além de republicano, defendeu também a abolição da escravidão, mas com indenização aos proprietários escravistas.
Em 1881, foi novamente eleito deputado provincial e em 1885, elegeu-se deputado geral pelo PRP. Após o 15 de novembro foi nomeado ministro da Justiça do governo provisório. No cargo, promoveu a criação do casamento civil, a reforma do Código Penal e a organização da Justiça Federal. Eleito senador para a Assembléia Constituinte, Campos Sales deixou sua cadeira no Senado para governar o estado de São Paulo em 1896.
Em 1898, concorreu à Presidência da República e foi vitorioso. Em seu governo se dedicou a resolver os problemas econômicos que afetavam um país falido após tantas revoltas internas. Em Londres, negociou com os banqueiros ingleses o financiamento da dívida brasileira (Funding loan). Para abafar as disputas políticas internas criou a Política dos Governadores que estabelecia um acordo entre o governo federal, os governos estaduais e os coronéis.
No final de seu mandato, Campos Sales era extremamente impopular, pois apesar de recuperar as finanças do país, empobrecera ainda mais as camadas populares. Em 1906, foi novamente cogitado para a presidência, mas recusou-se a concorrer. Em 1909, foi eleito senador, cargo que exerceu até sua morte.