Biografias Átila, o huno
Nome: Átila
Local e ano do nascimento: (?), 406(?)
Local e ano do falecimento: Hungria, 453
Nascido provavelmente em 406, Átila passou para a História como o “Flagelo de Deus”. Aos 25 anos, o poder de seu povo, os hunos, já era tão grande que seu tio Roas, recebia um tributo anual dos romanos. Com a morte de seu tio em 433, Átila e seu irmão, Bleda, dividiram o trono.
No ano seguinte, ele e seu irmão atacaram Constantinopla e o imperador Teodósio II só não teve sua cidade invadida pela falta de conhecimento das táticas de cerco por parte dos hunos. Mesmo assim, assinaram um tratado com o imperador que lhes rendeu 330 Kg de ouro.
Sete anos após o tratado, em 441, Átila atacou novamente a parte oriental do Império Romano devastando várias cidades durante os anos de 441 e 443 e ganhando um novo tributo.
Em 445, Átila assassinou seu irmão, tornando-se o único rei dos hunos. Em 447, iniciou uma nova campanha contra o império durando até 449. Uma grande parte da região balcânica foi devastada e ocupada e um novo tributo foi pago por Constantinopla.
Em 450, os interesses de Átila foram mudados para a parte oeste do império. Sua reivindicação foi a mão da irmã do imperador Valentiano III, Honória, como sua esposa. Átila exigiu como dote a metade da região ocidental e para acelerar a decisão invadiu a Gália em 451. Contudo a invasão não teve sucesso. As forças imperiais comandadas por Flávio Aécio com o auxílio dos visigodos, alanos e de outros povos detiveram os hunos em Orleans, forçando-o a se retirar. No mesmo ano, Átila teve uma derrota decisiva na Batalha Châlonssu-Marme nos Campos Catalúnicos.
Em 452, Átila se voltou contra o norte da Itália, provocando várias devastações e avançando até Roma, que só foi salva devido à intermedição do papa Leão I. Átila se preparava para atacar novamente a região oriental do Império quando após um de seus vários matrimônios acabou morrendo de hemorragia cerebral em 453.