Biografias Café Filho
Nome: João Fernandes Café Filho
Local e ano do nascimento: Natal – RN, 1889
Local e ano do falecimento: Rio de Janeiro, 1970
Nascido em Natal, trabalhou na atividade jornalística nos estados de Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e na capital, Rio de Janeiro, quando se envolveu na campanha da Aliança Liberal. Com a Revolução de 30 foi nomeado chefe de polícia no Rio Grande do Norte.
Em 1934, foi eleito deputado federal para a Assembléia Constituinte permanecendo nele até o golpe do Estado Novo, quando por se opor a Getúlio, exilou-se na Argentina.
Com o fim do Estado Novo elegeu-se novamente para a Assembléia Constituinte pelo Partido Social Progressista. Em 1950, aliou-se a Getulio e concorreu à vice-presidência, sendo eleito. Durante o último governo de Getúlio defendeu a Petrobrás, mas se opôs ao intervencionismo estatal e à legislação trabalhista.
Com o suicídio de Getulio assumiu a presidência, mas por motivo de doença foi afastado do cargo, assumindo em seu lugar o presidente da Câmara, Carlos Luz. Tentou retornar ao poder, mas foi impedido por um golpe militar liderado pelo general Henrique Teixeira Lott.
Em 1961, voltou à vida pública como ministro do Tribunal de Contas do Estado da Guanabara e faleceu no Rio de Janeiro em 20 de fevereiro de 1970.