Biografias Figueiredo
Nome: João Baptista de Oliveira Figueiredo
Local e ano do nascimento: Rio de Janeiro, 1918
Local e ano do falecimento: Rio de Janeiro – RJ, 1999
Filho do general Euclides de Oliveira Figueiredo, mudou-se na infância com sua família para Alegrete, Rio Grande do Sul. Estudou no Colégio Militar de Porto Alegre e aos 17 anos, em 1935, ingressou na Escola Militar do Realengo.
De 1937, quando formou-se como aspirante até 1956, galgou posições dentro do Exército, recebendo a medalha Marechal Hermes por ter conseguido o primeiro lugar na Escola Militar, na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e na Escola do Estado-Maior do Exército. Em 1960, formou-se na Escola Superior de Guerra.
Durante o breve governo de Jânio Quadros ocupou a Secretaria-Geral do Conselho de Segurança Nacional. Como um dos conspiradores do golpe militar de 64, assumiu a chefia da agência do Rio de Janeiro do recém fundado Serviço Nacional de Informações (SNI).
Entre 1967 e 1969 chefiou a Força Pública de São Paulo e nesse último ano foi promovido a general-de-brigada. Durante o governo Médici tornou-se chefe do Gabinete Militar e em 1974, foi promovido a general-de-divisão e assumiu a chefia do SNI permanecendo nesse cargo até 1978.
Nesse ano foi eleito presidente pelo colégio eleitoral, tomando posse em 15 de março de 1979. Durante seu governo de continuidade à anistia política iniciada por Geisel e aprovou a Lei de Anistia. Restabeleceu o pluripartidarismo, mas enfrentou um inflação crescente. Tentou combatê-la com a desvalorização do cruzeiro, porém sem conseguir detê-la.
Ainda durante o seu governo teve que enfrentar os problemas provocados pelos atentados do Rio-Centro e OAB, mobilização popular na Campanha Diretas-Já e as greves dos metalúrgicos do ABC.
Em 1985, foi substituído por José Sarney e pediu que fosse esquecido. Morreu na véspera do natal de 1999.