Biografias Juscelino Kubitschek
Nome: Juscelino Kubitschek de Oliveira
Local e ano do nascimento: Diamantina – MG, 1902
Local e ano do falecimento: Barra Mansa – RJ, 1976
Juscelino formou-se pela Faculdade de Medicina de Belo Horizonte em 1927. Começou sua carreira em 1931 no posto de capitão-médico da Policia Militar mineira. Iniciou sua carreira pública com a eleição para deputado federal em 1934, exercendo o mandato até o fechamento do Congresso Nacional com o golpe do Estado Novo. Com a perda do mandato retornou à medicina.
Entre 1940 e 1945 ocupou a prefeitura de Belo Horizonte e depois foi eleito deputado constituinte em 1946 e governador de Minas Gerais em 1950. Durante seu governo implantou um sistema de metas, com objetivos a serem alcançados através do slogan “Energia e Transporte”.
Em 1955 concorreu pela coligação PSD-PTB à presidência, sendo eleito com 36% dos votos. A oposição derrotada pretendeu impedir sua posse com a alegação que não havia sido obtida a maioria absoluta (50% mais um). No entanto o general Henrique Teixeira Lott deu um golpe garantindo a posse de JK e de seu vice, João Goulart.
A partir de 1956, Juscelino implantou um novo programa de metas apoiado pelo slogan “Cinqüenta anos em cinco”. O Plano Nacional de Desenvolvimento, conhecido como “Plano de Metas”, estimulou o crescimento e a diversificação da economia. Investiu na indústria de base, na agricultura, nos transportes, no fornecimento de energia, e transferiu a capital do país para o Planalto Central, construindo Brasília.
Com o fim de seu mandato, Juscelino elegeu-se senador por Goiás, mas com o golpe militar de 64 teve seus direitos políticos cassados. Em 1976, faleceu em um desastre de automóvel em 22 de agosto.