Biografias Tucídides
Nome: Tucídides
Local e ano do nascimento: Atenas, 460 a.C.(?)
Local e ano do falecimento: Atenas, 400 a.C.(?)
Um ateniense nascido no distrito de Halimunte, filho de Óloros, cuja família tinha antecedentes na Trácia. Foi vitimado pela grande peste que atingiu Atenas entre 430 e 427 a.C., sobrevivendo. Exerceu funções públicas em Atenas, inclusive como comandante das forças atenienses na luta contra os espartanos durante a Guerra do Peloponeso. Após a derrota ateniense em Anfípolis (424 a.C.), Tucídides foi considerado responsável e condenado ao exílio por 30 anos. No entanto, em 404 a.C., os atenienses o chamaram de volta. A tradição conta que foi assassinado e que seu túmulo podia ser visto fora dos muros de Atenas.
Foi profundamente influenciado pelas grandes figuras do apogeu de Atenas, como o grande líder Péricles, o sofista Górgias de Leontinos, o orador Antifon e o pensador Anaxágoras. A tradição diz que resolveu escrever sobre o passado depois de se emocionar ao ouvir, na adolescência, uma apresentação de Heródoto em Olímpia.
Entretanto, ao escrever sua obra, A Guerra do Peloponeso, criticou Heródoto e elaborou uma forma diferente para narrar o passado. Contou sobre uma guerra (entre os espartanos e os atenienses) na qual ele mesmo tinha participado, falando de um passado tão recente que quase se confundia com o presente. Apesar de a guerra ter durado 27 anos (431 a 404 a.C.), Tucídides escreveu apenas sobre o período compreendido entre 431 e 411 a.C. Para alguns estudiosos, isto representa que, apesar de ter sobrevivido ao final da guerra, Tucídides considerou que o sentido principal da mesma, a instalação do regime democrático ateniense em toda a Hélade, fracassou quando os atenienses passaram a exercer sua hegemonia não como aliados, mas como senhores dos demais estados gregos que se posicionaram ao lado de Atenas na guerra contra Esparta. Tratava-se da desilusão de Tucídides com os destinos da democracia ateniense que ele havia glorificado durante a liderança de Péricles.