Biografias Abraham Lincoln
1. A família Lincoln
Nome: Abraham Lincoln
Local e ano do nascimento: Hodgenville, EUA, 1809
Local e ano do falecimento: Washington, EUA, 1865
“A percepção de Lincoln era lenta, fria, clara e exata. Tudo se lhe aparecia em suas formas e cor precisas. Nenhuma ilusão, engano, falsidade ou aparência jamais passou desapercebida diante dele. Ele via tudo através de lentes mentais perfeitas. Não havia nenhuma difração ou refração.”
William Herndon, sócio de Lincoln em um escritório de advocacia
Abraham Lincoln, o 16º presidente dos Estados Unidos, nasceu em 12 de fevereiro de 1809, em uma cabana de troncos de 4,87m X 5,48m, com apenas um cômodo, uma janela e chão de terra batida, em Hodgenville, Kentucky.
Pouco se sabe sobre seus ancestrais, mas o primeiro Lincoln a ir para a América do Norte foi Samuel Lincoln, um aprendiz de tecelão, que se fixou em Hingham, Massachussets, em 1637. Dali a família se espalhou pela Virgínia, onde em 1778 nasceu o pai de Abraham, Thomas Lincoln. Com quatro anos, a família de Thomas se mudou para o Kentucky, onde seu pai foi morto por índios, quando ele tinha oito anos.
Órfão de pai e sem nunca ter ido à escola, Thomas tornou-se carpinteiro e fazendeiro. Aos 28 anos, casou-se com uma moça de 22, Nancy Hanks. Ela nasceu por volta de 1784, mas pouco se sabe sobre a família dela, que se transferiu para o Kentucky, quando ela ainda era bebê. Alguns estudiosos dizem que Nancy era analfabeta, mas outros dizem que sabia ler.
O casal, Thomas e Nancy, se estabeleceram inicialmente em Elizabethtown, Kentucky, onde tiveram o primeiro filho, Sarah, uma menina. Em 1808, compraram uma fazenda em Hodgenville, onde nasceu o segundo filho, que recebeu o nome do avô, Abraham.
Em 1811, os Lincolns se mudaram para uma nova fazenda, cerca de 16 Km da antiga. Em 1815, Lincoln, com seis anos, e sua irmã, com oito, foram para escola aprender ler, escrever e calcular. Mesmo distando cerca de três quilômetros da casa deles, Abraham e sua irmã freqüentaram-na, mostrando grande interesse e prazer em ler e escrever.
Em dezembro de 1816, a família de Lincoln mudou-se novamente, mas para um outro estado, Indiana. A mudança foi gerada por dois motivos: a procura por terras mais férteis e a vontade de habitar um local livre da escravidão, já que os pais dele eram de uma parte da Igreja Batista, que condenava a escravidão.
A mudança não foi feita em um momento favorável. Naquele ano, o inverno foi muito rigoroso e os Lincolns tiveram grandes dificuldades durante o trajeto e em seu estabelecimento. Enquanto sua mãe e Sarah ficavam em um acampamento temporário, seu pai e ele trabalhavam diariamente para abrir uma clareira na floresta e construir uma cabana de troncos, semelhante à casa onde Abraham havia nascido. Nessa época, Abe, como era chamado carinhosamente por seus familiares, tinha oito anos e apresentava uma altura e uma força superior aos meninos de sua idade, além disso, já sabia manusear um machado com grande habilidade. Mesmo com as dificuldades, eles conseguiram construir a cabana e iniciar a nova vida.