Biografias Jânio Quadros
1. De Campo Grande a São Paulo
Nome: Jânio da Silva Quadros
Local e ano do nascimento: Campo Grande – MS, 1917
Local e ano do falecimento: São Paulo – SP, 1992
Jânio Quadros nasceu em 25 de janeiro de 1917, em Campo Grande, na época pertencente ao estado de Mato Grosso e hoje, capital do Mato Grosso do Sul.
Filho do médico Gabriel Quadros e de Leonor da Silva Quadros, Jânio morou em seu estado natal até os sete anos, quando sua família mudou-se para Curitiba, onde faria o primário e parte do ginásio. Com a Revolução de 1930, seu pai, que não apoiava a Aliança Liberal, sofreu represálias e os Quadros acabaram mudando-se para São Paulo. Na capital paulista, concluiu o curso secundário no Colégio Arquidiocesano.
Em 1935, após concluir o curso preparatório para Direito, ingressou na Faculdade de Direito de São Paulo e paralelamente passou a lecionar Português e Geografia no Colégio Dante Alighieri.
Na faculdade, Jânio deu seu primeiro passo na política ao se candidatar ao cargo de primeiro secretário do Centro Acadêmico 11 de Agosto. Para campanha, adotou uma tática inusitada: todos os dias ficava em cima de um barril em frente ao prédio da faculdade, com uma fita no chapéu com a inscrição, “Vote em Jânio”. Foi eleito.
Em 16 de janeiro de 1940, Jânio se bacharelou em Direito e iniciou uma carreira paralela de advogado penal, que duraria sete anos. Em 1942, Jânio se casou com Eloá do Valle, com quem havia namorado durante sua época de faculdade e filha de um amigo farmacêutico de seu pai. No ano seguinte, nasceu sua única filha, Dirce Maria, carinhosamente chamada de “Tutu”.