Biografias Robert Lee
1. A família Lee
Nome: Robert Edward Lee
Local e ano do nascimento: Stratford, EUA, 1807
Local e ano do falecimento: Lexington, EUA, 1870
Robert Edward Lee, filho de Henry Lee e Anne Hill Carter, nasceu em 19 de janeiro de 1807. Quarto filho do general Henry Lee, Robert pertencia a uma família tradicional da Virgínia. O primeiro Lee a pisar em terras da América do Norte foi Richard Lee, que em 1641 mudou-se para lá onde assumiria a função de secretário colonial do governador William Berkeley. Richard Lee se fixou no condado de Westmoreland, Virgínia, onde a família Lee cresceu.
O pai de Robert Lee, Henry, participou aos 19 anos das lutas pela Independência das 13 colônias organizando uma tropa de cavalaria, que ficou conhecida como a “Legião de Lee”. Unindo-se ao exército de George Washington, logo após a Batalha de Lexington (1775), mostrou toda sua habilidade e energia, conquistando uma ótima reputação, o posto de tenente-coronel do Exército Continental e o apelido de “Light Horse Harry”.
Com a derrota da Inglaterra após vários anos de combate, Henry “Light Horse Harry” Lee se sentiu livre para outras coisas e casou-se com uma prima, Matilda, filha do coronel Philip Ludwell Lee, tendo quatro filhos com ela. Infelizmente, três dos quatro filhos morreram na infância e sua esposa também faleceu.
Em 1792, dois anos após o falecimento de sua esposa, Henry foi eleito governador da Virgínia, mudando-se para Richmond. Lá ele conheceu sua nova esposa, Anne Hill Carter, com quem casou-se em 1793.
Com Anne, Henry teria mais cinco filhos: Charles, Sidney, Robert e duas meninas, Ann e Mildred. A família numerosa exigia grandes recursos para ser mantida, mas negócios mal feitos por Henry o levaram à ruína e à cadeia, quando Robert Lee ainda aprendia a caminhar.
Em 1811, quando Robert Lee tinha quatro anos, seu pai, livre da cadeia, optou por mudar com sua família para Alexandria, cidade onde poderia oferecer uma melhor educação para seus filhos. No ano seguinte, seu pai participou novamente de uma guerra, como general-de-divisão, enfrentando os ingleses na Guerra de 1812.
Em 1814, em visita a um amigo, seu pai entrou em conflito com uma multidão para proteger um amigo que defendia a liberdade de imprensa em Baltimore. Henry foi atacado pela multidão, sendo gravemente ferido. Como conseqüência disso, Henry ficou com seqüelas, deixando sua saúde em condições precárias. Aconselhado por médicos, procurou o clima quente das Índias Ocidentais para tentar um recuperação. Não percebendo nenhuma melhora resolveu voltar para casa, mas antes foi visitar a filha de um antigo amigo seu, o general Nathanael Greene, mas acabou falecendo por lá, em 25 de março de 1818.